Creme Caseiro para Eczema e Psoriase



                                              Doenças de pele de quaisquer tipo podem ser desconfortáveis, mas o eczema e a psoríase são provavelmente as duas mais comuns e irritantes. Ambas são uma condição auto-imune genética que resulta na escamação e inflamação da pele com uma sensação de comichão terrível. Se você ou alguém próximo sofre com uma delas, então saberá exatamente o quanto isso pode afetar a vida de uma pessoa.
Apesar da pele afetada ficar muitas vezes pouco estética, é a dor e a coceira que pode afetar a vida das pessoas para o pior.
Não há cura para a psoríase ou eczema e o tratamento limita-se a simplesmente controlar a gravidade dos surtos, acalmando os sintomas. Manter a pele limpa e hidratada é o remédio habitual, no entanto alguns dos medicamentos prescritos e produtos podem ser um pouco mais suspeitos. Um deles é a utilização de óleo mineral e vaselina sobre a pele. Ambos são subprodutos produzidos do petróleo (gás e petróleo) e se por um lado ajudam a pele a ficar húmida, por outro entopem os poros e evitam que a sua pele respire. Outro tratamento que é mais especifico para a psoríase envolve um banho sentado com essência de alcatrão de carvão que é, literalmente, o subproduto do carvão transformado.
Óleo de Neem vem da árvore de Neem, nativa da Índia e Paquistão.
Existem opções naturais não baseadas no petróleo para o tratamento de eczema e psoríase e pelo menos uma dessas opções pode funcionar eficazmente: o óleo de Neem. Extraído das frutas e sementes da árvore de Neem, o óleo de Neem é um óleo espesso vermelho ou verde que não só é altamente hidratante, mas é também naturalmente antibacteriano, anti-inflamatório e proporciona um alívio externo da dor e coceira.
Embora seu cheiro possa ser muito forte, as suas qualidades medicinais são impressionantes e é relativamente seguro para usa-lo como um tratamento auto-prescrito. Na verdade, a cultura indiana tem vindo a utilizar óleo de Neem por milhares de anos para tudo, desde doenças de pele, inflamações, febres e até inseticida. Já existem cremes de óleo de Neem no mercado, no entanto se quiser fazer o seu próprio creme deixo aqui uma receita semelhante abaixo. Esta versão é mais espessa do que o próprio produto, mas vai derreter em contato com sua pele.
Creme Caseiro de Neem*

Para uma embalagem de 130 g
40 g Manteiga de Karité
30 g Manteiga de Cacau
20 g Óleo de rícino/mamona (Castor oil)
30 g Óleo de Amêndoas Doces (alternativa: Óleo de Girassol ou Sementes de Uva)**
***10 g Óleo de Neem
1/4 Colher de chá – Óleo de Vitamina E
5-10 gotas de Óleo Essencial de Lavanda (opcional)

* Algumas pessoas podem mostrar sensibilidade ao óleo de Neem, por isso certifique-se testando-o num pequeno pedaço de pele.

** Para um creme mais líquido adicione mais óleo líquido neste receita

*** 10 g de Óleo de Neem irão resultar num bálsamo de cheiro intenso.
Se preferir, poderá reduzir a quantidade em metade para 5 g de modo a mascarar o cheiro e criar um produto mais suave. Lembre-se também que o Neem pode ser muito forte e se for colocado sobre a pele diretamente, não diluído, pode provocar dermatite de contato!
1. Coloque a manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de rícino e óleo de amêndoas doces em banho-maria. O objectivo do banho-maria é aquecer os óleos lentamente, uniformemente, e através de uma fonte de calor indireta.
2. Deixe derreter os óleos em lume brando até que estejam completamente líquidos. Mexa bem e depois coloque a tigela no congelador por cinco minutos ou até engrossar os óleos de modo a que fique com a consistência do óleo de rícino e ligeiramente opaca.
3. Retire a tigela fora do congelador e bata-o com uma batedeira, acrescentando o óleo essencial, vitamina E e óleo de Neem. O óleo essencial de lavanda vai ajudar a mascarar o cheiro do Neem e também será útil para encoragarem as células da pele para se regenerarem. O Óleo essencial de lavanda também é calmante e anti-inflamatório, seguro para pessoas com dermatite.
4. Coloque o produto acabado num recipiente com tampa. Poderá usar o creme imediatamente após ele assentar.


Eczema



O eczema é um processo crônico ou agudo de inflamação da pele e se apresenta em forma de manchas avermelhadas com pequenas bolhas. Apesar de prevalecer em algumas partes do corpo, como nas mãos e no rosto, a doença também pode se apresentar no corpo todo.
Pode-se distinguir a doença em dois tipos: o eczema de contato e o eczema atópico. A irritação do primeiro tipo é causado por agentes irritantes, como sabonetes, joias e cosméticos. Já o segundo tipo é desenvolvido no início da infância e é mais comum aparecer em quem já possui um histórico da doença na família.
As causas da doença não são totalmente esclarecidas, mas sabe-se que o fator genético influencia no tipo atópico e substâncias irritantes influenciam no tipo de contato. A ajuda médica é fundamental para descobrir qual é a causa do eczema e, assim, poder ajudar no tratamento. Para aliviar os sintomas, o médico pode indicar pomadas hidratantes, anti-histamínicos e corticóides tópicos.

                Resultado de imagem para Psoriase
       Resultado de imagem para PsoriaseResultado de imagem para Psoriase

Psoríase é uma doença de pele crônica, não contagiosa e de causas ainda desconhecidas. A dermatose é caracterizada por vermelhidão e descamação da pele e é mais comum aparecer antes dos 30 anos ou após os 50. Atualmente, 1% a 3% da população mundial possui psoríase.
A maioria das pessoas imagina que psoríase só existe de um jeito, porém a doença se apresenta em 7 tipos: em placa, couro cabeludo, gutata, pustulosa, inversa, eritrodérmica e artrite psoriásica.
Acredita-se que a genética tem grande influência em, pelo menos, 30% dos casos de quem possui psoríase e que o seu tratamento é de extrema importância para se ter uma boa qualidade de vida.

                                     
Fontes:
https://consultaremedios.com.br/crsaude/saiba-a-diferenca-entre-eczema-dermatite-e-psoriase/problemas-de-saude/sua-saude 

http://www.remedios-naturais.com/creme-caseiro-eczema-psoriase/

Fotos:Google Imagens